CASA RIETVELD SCHRÖDER

Arquiteto: Le Corbusier (Charles-Edouard Jeanneret-Gris, 1887-1965)

Local: Poissy (arredores de Paris)

Data: 1928-1929

MATERIAL COMPLEMENTAR

Gostou da Casa Rietveld Schröder? Uma casa tão inovadora como essa merece ser estudada um pouco mais a fundo, não acha?

CURIOSIDADES

- A Sra. Schröder já havia encomendado um projeto à Rietveld anos antes, e agora era a grande chance de Rietveld se projetar como arquiteto, além de design de móveis.

- Para o resultado final desta casa, a cliente foi tão importante quanto o arquiteto, pois Rietveld trabalhou lado a lado com Schröder-Schräder para cria-lá.

- Rietveld queria deixar o andar superior totalmente aberto, mas a Sra. Schröder sentiu que o espaço deveria ser utilizado de outra forma, aberto ou subdividido: daí a ideia dos painéis deslizantes.

 

- A Sra. Schröder viveu na casa até sua morte em 1985. 

 

-  Para o projeto dos quartos no andar superior, Rietveld seguiu três critérios: a cama deveria poder ser colocada em duas posições diferentes; todos os quartos deveriam ter sistema de drenagem e abastecimento de água direto; e todo quanto deveria ter uma porta para acesso ao exterior.

- A sintonia entre cliente e arquiteto foi tanta que em menos de um anos a Sra. Schröder se mudou com a sua família para a casa nova.

- No andar térreo, o estúdio foi utilizado por Rietveld como escritório por quase 10 anos! Quando a casa ficou pronta, ele manteve seu escritório lá, e ele a Sra. Schröder assinaram alguns projetos juntos.

 

- Quando Rietveld ficou viúvo ele se mudou em definitivo para a casa, vivendo com a Sra. Schröder até o fim de sua vida.

- Apesar da importância da casa Rietveld Schröder para o movimento De Stijl (neoplasticismo), a pintura foi o campo com maior influência e atuação, tendo como principal representante o pintor Piet Mondrian.

PARA LER

Manifestações minimalistas na arte e arquitetura: interfaces e descontinuidades

PARA ASSISTIR

Um passeio pela casa Rietveld Schröder (em inglês, mas vale a pena para perceber como os painéis se movimentam e modificam o espaço)

MAIS FOTOS DA CASA

LIVROS SOBRE A CASA E O ARQUITETO

Quem quer conhecer ainda mais sobre os trabalhos de Rietveld pode encontrar muito material interessante no livro Gerrit Rietveld, da autora Ida Van Zijl.

E se quiser saber um pouco mais sobre o movimento De Stijl, Piet Mondrian é o autor de Neoplasticismo na Pintura e na Arquitetura, uma coleção de ensaios sobre o tema.

OUTROS PROJETOS DO MESMO ARQUITETO

(Rietveld até projetou outras casas, mas sem a mesma expressão da Casa Rietveld Schröder. Por isso, optamos por mostrar alguns dos projetos de mobiliário mais famosos do arquiteto - vale de inspiração na hora de escolher os móveis!)

Cadeira Vermelha e Azul, 1917

Cadeira Zig Zag, 1932

Mostrar Mais