COBOGÓ: FUNÇÃO E CHARME NUM MESMO ELEMENTO

4 Sep 2017

O nome até remete a algo de origem indígena ou africana, mas é uma criação pernambucana, batizada com as junção das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores, os engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes. CO-BO-GÓ.

 

Cobogó. Imagem: http://cobogodepernambuco.com/

 

 

Os elementos vazados tanto utilizados na arquitetura modernista e que ainda fazem a graça de muitos projetos foram inspirados nos muxarabis, elementos da arquitetura árabe formado por treliças de madeiras que eram instaladas nas janelas para permitir que elas fossem abertas sem, no entanto, possibilitar que, a partir da rua, as mulheres fossem vistas dentro das casas.

 

 

Muxarabi. Imagem: https://br.pinterest.com/marinaalin/islamic-interiors-mashrabiya-screens-shebeke-jali/

 

 

 

A criação, datada de 1929, foi a solução encontrada para que fosse possível levantar uma parede sem barrar a ventilação e a entrada de ar, tendo em vistas as condições climáticas com temperaturas bastante elevadas do nordeste brasileiro. Uma solução simples e barata!

 

Além da sua função de trazer conforto térmico ás edificações, os elementos vazados imprimem uma estética única e um tanto poética nas obras em que são utilizados. A passagem da luz através dos buracos cria desenhos de luz e sombra únicos e diferentes em cada época do ano e horário do dia num efeito que transforma todo o ambiente. E também durante a noite, o fenômeno se inverte. A luz sai pelos buracos dos cobogós, criando um cenário único pra quem os vê a partir do exterior.

 

 Casa Cobogó, Studio MK27. Foto: Nelson Kon

 

Parque Guinle, Lucío Costa. Imagem: http://glamurama.uol.com.br/o-paulista-cristiano-mascaro-fotografa-o-modernismo-carioca/#6

 

 

Com o passar dos anos e a popularização de sua utilização, o cobogó, que originalmente foi projetado em concreto, ganhou novos materiais e formatos e passou a ser utilizado nos interiores das residências ganhando também a função de divisória e de decoração. 

 

E ai? Já se animou pra usar esse elemento super charmoso no seu projeto? Então dá uma olhada nestes outros projetos pra se inspirar mais um pouquinho!

 

 

Veja também:

 

5 Dicas para escolher o seu terreno ideal

Decoração com significado

As desvantagens de um imóvel irregular

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Camila Nogueira Arquitetura e Design

Rua José de Moura Resende, 211 | Centro | Pompeia-SP

Tel  14 | 3535 0770

Cel 14 | 99605-1299

Acompanhe nas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

© 2016 by Camila Nogueira