POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?

29 Mar 2017

Eu sei que não é todo mundo, mas a grande maioria das pessoas não sabe exatamente para que serve um arquiteto! Sem saber o que este profissional faz, é bastante comum surgir a pergunta: Por que contratar um arquiteto?

Um profissional da área de arquitetura é essencial para um bom desenvolvimento de projeto de construção, seja ele do porte que for. Somente com a junção do trabalho, conhecimento e experiência do arquiteto com as especificidades de cada cliente é que se chega à “casa dos sonhos” (ou escritório, ou loja, ou edifício...).

Todo arquiteto está apto a estudar e entender as relações humanas que estarão presentes num determinado ambiente. Sendo assim, o trabalho do arquiteto não é apenas criar um espaço, mas criar um espaço adequado às pessoas que irão interagir com ele, entendendo a dinâmica humana presente em cada ambiente. E é a partir daí que se criam projetos adequados.

Poderíamos listar inúmeras vantagens relacionadas a contratação de um profissional de arquitetura, mas separamos apenas três delas pra você começar a entender porque contratar um arquiteto é tão útil e necessário:

 

OS SEUS SONHOS DE ACORDO COM A SUA REALIDADE

Há um mito comumente espalhado por aí de que arquitetos propõem soluções caras e que não são abertos às opiniões dos clientes. Porém, esta não é uma verdade. Qualquer arquiteto minimamente responsável desenvolverá um projeto de acordo com o sonho e o orçamento do cliente. E é por isso que é tão importante este profissional. A experiência possibilita que ele te oriente a encaixar os seus sonhos (que muitas vezes são muito grandes) na sua possibilidade de investimento (que por vezes não são tão grandes assim).

Dessa forma, os arquitetos são os profissionais mais indicados para calcular e encontrar a melhor forma de aproveitar os espaços atendendo a todas as exigências do cliente, entre elas o orçamento.    

  

PLANEJAMENTO MINIMIZA TRANSTORNOS

O arquiteto é capaz de planejar as etapas da obra de forma organizada e visando a maior eficiência dos serviços. Assim como em qualquer aspecto da vida, planejar significa estar preparado, e esta preparação durante uma obra é essencial para evitar transtornos e gastos desnecessários. O arquiteto está sempre pensando em formas para otimizar o espaço e materiais, o que resulta em obras mais planejadas e sem desperdício de serviço ou espaço. Também é um erro acreditar que não contratar este profissional possa gerar economia, pois uma obra sem o devido estudo e planejamento, acaba resultando em ambientes inadequados, metragens desnecessárias, serviços ineficientes e na maioria das vezes um resultado final não esperado.

 

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Por fim, se você ainda não se convenceu da importância de um arquiteto, sem dúvida este ponto irá te convencer. Cada projeto realizado por um arquiteto é único e são planejados para resultar em imóveis que ocupem o espaço de forma inteligente e funcional, valorizando a circulação, os acessos, a iluminação, a ventilação e muitos outros pontos importantes. Imóveis que ocupam melhor o terreno, que garantem maior conforto aos usuários e que aliam isso tudo a um padrão estético agradável são imóveis com valor de venda mais elevado. Dessa forma, pode-se dizer que contratar um arquiteto é um investimento de retorno imediato – uma vez que as necessidades do cliente passam a ser atendidas - e futuro – ao possibilitar a valorização do imóvel no momento de uma futura venda.

 

 

E aí? Já se convenceu da importância deste profissional para sua obra? Então veja o próximo post sobre como escolher o arquiteto ideal pra você!

 

Veja também:

 

Como escolher o arquiteto ideal pro seu projeto

Arquiteto ou engenheiro? Quais as diferenças?

Como é a sua casa dos sonhos?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Camila Nogueira Arquitetura e Design

Rua José de Moura Resende, 211 | Centro | Pompeia-SP

Tel  14 | 3535 0770

Cel 14 | 99605-1299

Acompanhe nas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

© 2016 by Camila Nogueira