CASA RIETVELD SCHRÖDER
Arquiteto: Le Corbusier (Charles-Edouard Jeanneret-Gris, 1887-1965)
Local: Poissy (arredores de Paris)
Data: 1928-1929
MATERIAL COMPLEMENTAR
Gostou da Casa Rietveld Schröder? Uma casa tão inovadora como essa merece ser estudada um pouco mais a fundo, não acha?
CURIOSIDADES
- A Sra. Schröder já havia encomendado um projeto à Rietveld anos antes, e agora era a grande chance de Rietveld se projetar como arquiteto, além de design de móveis.
- Para o resultado final desta casa, a cliente foi tão importante quanto o arquiteto, pois Rietveld trabalhou lado a lado com Schröder-Schräder para cria-lá.
- Rietveld queria deixar o andar superior totalmente aberto, mas a Sra. Schröder sentiu que o espaço deveria ser utilizado de outra forma, aberto ou subdividido: daí a ideia dos painéis deslizantes.
- A Sra. Schröder viveu na casa até sua morte em 1985.
- Para o projeto dos quartos no andar superior, Rietveld seguiu três critérios: a cama deveria poder ser colocada em duas posições diferentes; todos os quartos deveriam ter sistema de drenagem e abastecimento de água direto; e todo quanto deveria ter uma porta para acesso ao exterior.
- A sintonia entre cliente e arquiteto foi tanta que em menos de um anos a Sra. Schröder se mudou com a sua família para a casa nova.
- No andar térreo, o estúdio foi utilizado por Rietveld como escritório por quase 10 anos! Quando a casa ficou pronta, ele manteve seu escritório lá, e ele a Sra. Schröder assinaram alguns projetos juntos.
- Quando Rietveld ficou viúvo ele se mudou em definitivo para a casa, vivendo com a Sra. Schröder até o fim de sua vida.
- Apesar da importância da casa Rietveld Schröder para o movimento De Stijl (neoplasticismo), a pintura foi o campo com maior influência e atuação, tendo como principal representante o pintor Piet Mondrian.
PARA LER
Manifestações minimalistas na arte e arquitetura: interfaces e descontinuidades
PARA ASSISTIR
Um passeio pela casa Rietveld Schröder (em inglês, mas vale a pena para perceber como os painéis se movimentam e modificam o espaço)
MAIS FOTOS DA CASA
Parceria que deu certo! Foto: Foto: HenkdeKlerk
Desenho do andar superior, pelas mãos do arquiteto, mostrando o estudo do fechamento dos painéis e das cores.
A casa rietveld schröder pelas mãos do autor
Com sua divisões quase convencionais.
Os painéis fechados e abertos, criando ambientes diferentes.
A fachada da casa, baseada nas noções de harmonia e ordem pregadas pelo movimento Neoplasticismo.
Durante a noite, as luzes que saem pelas grandes janelas dão ainda mais movimento à casa.
Este estúdio foi utilizado como escritório por Rietveld por 10 anos! Detalhe para a luminária projetada por ele!
O cuidado com o projeto de cada canto da casa.
Um dos locais preferidos da Sra. Schröder era esse canto da casa, com a janela mirante e a Berlin Chair, cadeira criada pelo Rietveld.
Um dos locais preferidos da Sra. Schröder era esse canto da casa, com a janela mirante e a Berlin Chair, cadeira criada pelo Rietveld.
Obra Composição II em vermelho, azul e amarelo, do pintor que influenciou Rietveld, Piet Mondrian.
Composição com Grande Plano Vermelho, Amarelo, Preto, Cinza e Azul
LIVROS SOBRE A CASA E O ARQUITETO
Quem quer conhecer ainda mais sobre os trabalhos de Rietveld pode encontrar muito material interessante no livro Gerrit Rietveld, da autora Ida Van Zijl.
E se quiser saber um pouco mais sobre o movimento De Stijl, Piet Mondrian é o autor de Neoplasticismo na Pintura e na Arquitetura, uma coleção de ensaios sobre o tema.
OUTROS PROJETOS DO MESMO ARQUITETO
(Rietveld até projetou outras casas, mas sem a mesma expressão da Casa Rietveld Schröder. Por isso, optamos por mostrar alguns dos projetos de mobiliário mais famosos do arquiteto - vale de inspiração na hora de escolher os móveis!)
Cadeira Vermelha e Azul, 1917
Cadeira Zig Zag, 1932