COMO É A SUA CASA DOS SONHOS?

15 May 2017

Uma casa nova é sem dúvidas uma conquista incrível! Um sonho, muitas vezes, de uma vida que toda! E nesse momento, que era para ser só de alegria, você acaba ficando cheio de incertezas e inseguranças porque não sabe ou não consegue explicar exatamente o que deseja. Você vê várias coisas legais pela internet e pelas revistas de arquitetura que passou a acompanhar para te inspirar, mas não consegue juntar tudo o que gosta e nem mesmo entender tudo o que gosta para explicar a um arquiteto para que ele possa projetar a casa dos seus sonhos!

 

 

Algumas pessoas até já sabem como querem a casa nova, desde a disposição dos cômodos até a cor das paredes, mas a grande maioria não faz ideia ou nunca parou para pensar como realmente deseja a casa nova! E no meio da confusão entre todas as coisas que achou interessante durante as buscas por inspiração acabam não se sentindo confortáveis para levar adiante o projeto da casa dos sonhos, e acaba achando que para evitar dor de cabeça a melhor opção é comprar uma casa pronta mesmo. Mas a ideia da casa dos sonhos vai sempre continuar martelando pela cabeça...

O que provavelmente ninguém te contou é que os arquitetos são profissionais preparados para te ajudar a entender o que você deseja e precisa, mesmo quando essas informações ainda não estão muito claras pra você! Cada profissional possui uma maneira de trabalhar, mas sem dúvida,  todos eles numa primeira reunião irão levantar o máximo de informações possíveis sobre os clientes para entender os seus desejos. Para um arquiteto, entender as dores e as alegrias do seu cliente, sua rotina, sonhos, hobbys e planos é fundamental para o desenvolvimento de um projeto certeiro. E o mesmo serve para o cliente. O cliente consciente das suas dores e alegrias, da sua rotina, sonhos, hobbys e planos facilita o trabalho do arquiteto e consegue sentir mais segurança para discutir o projeto da sua casa dos sonhos!

Antes da primeira reunião com o arquiteto é interessante todos os moradores da nova casa conversarem e alinharem o máximo possível as expectativas, pois é extremamente comum haver divergências entre o desejo dos futuros moradores. Tentar chegar a um acordo durante a primeira reunião com o arquiteto escolhido para desenvolver o projeto pode te tirar momentos importantes para sanar outras dúvidas. Quanto mais informação você e os demais moradores da casa tiverem, mais fácil será passar para o seu arquiteto, e com mais informações sobre seu estilo de vida mais fácil o arquiteto chegará no seu projeto da casa dos sonhos e mais rápido você aprovará o projeto. Projetos que necessitam muitas alterações desagradam tanto clientes quando arquitetos e por vezes geram um clima de insegurança nada agradável em momento que era pra ser só de alegria!

Sabendo então que quanto mais informação seu arquiteto tiver melhor para você e para ele e principalmente para o desenvolvimento do seu projeto da casa dos sonhos, é hora de colocar a mão na massa e começar a levantar informações. Chame todo mundo que vai morar na casa nova e reserve um tempinho para conversarem e alinharem as expectativas do que esperam para a tão sonhada casa nova!

Você pode conduzir a conversa levantando informações sobre:

1.       Quem são os moradores

2.       O estilo de vida de cada morador

3.       As expectativas e desejos de cada morador

4.       Informações básicas sobre a casa (cômodos, área, etc.)

5.       Informações básicas sobre o terreno (localização, tamanho, topografia, etc)

6.       O orçamento disponível

7.       Os prazos (para desenvolvimento do projeto, da obra, etc)

Com essas informações sendo discutidas, as ideias começam a ficar mais claras para todo mundo. Com as ideias mais claras, verbalizar o seu desejo se torna muito mais fácil e as chances de sucesso com a casa dos sonhos passam a ser garantidas!

Quer saber mais sobre o assunto?

Disponibilizamos um questionário completo para orientar a conversa com a sua família sobre o desejo da casa nova!

Veja também:

 

Por que contratar um arquiteto?

Como escolher o arquiteto ideal pro seu projeto

Arquiteto ou engenheiro? Quais as diferenças?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Camila Nogueira Arquitetura e Design

Rua José de Moura Resende, 211 | Centro | Pompeia-SP

Tel  14 | 3535 0770

Cel 14 | 99605-1299

Acompanhe nas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

© 2016 by Camila Nogueira