5 DICAS PARA ESCOLHER O SEU TERRENO IDEAL

Você está procurando um terreno para construir sua tão sonhada casa? Ou está pensando em procurar por um? A gente sabe como pode ser difícil escolher o local perfeito para a sua casa dos sonhos! Pensando em facilitar a sua escolha, conversamos com o corretor de imóveis Leandro Lins, sócio da Maurício Imobiliária [acessar site] para nos ajudar a responder: o que levar em consideração na hora de escolher um terreno?

De acordo com o Leandro, assim como tudo na vida, comprar um imóvel demanda fazer boas escolhas. É preciso levar em consideração outras questões além da relação custo/localização. Confira a lista de dicas que ele preparou para te ajudar a tomar a decisão certa na compra do seu terreno!

 

1. Relação localização/custo

É a parte mais importante da escolha. Em função do local que você deseja morar, o custo poderá ser maior ou menor. Entretanto, somente o custo não é relevante. A melhor localização garante uma maior valorização do imóvel, considerando que o preço de uma mesma obra é o mesmo em qualquer lugar. Dessa forma, por que não investir no melhor local? Investir onde é mais barato significa menor valorização do imóvel.

 

2. Topografia

Verificar se o terreno é plano, em aclive (o fundo é mais alto que a rua) ou em declive (o fundo é mais baixo que a rua) é sempre importante. Terrenos planos costumam ser mais baratos para construção, porém um bom projeto pode tirar proveito da inclinação do terreno sem necessitar de grandes obras de corte e aterro. Neste momento, conversar com um arquiteto pode ser uma ótima opção para te orientar qual opção será a mais interessante para o seu projeto e o seu desejo.

 

3. Infraestrutura da região

É sempre importante verificar se a região é abastecida com água, energia, redes de esgoto, se na região é servida por transporte público e serviços úteis, como supermercados, padaria, farmácia, escolas, etc.

 

4. Posição em relação ao sol

Analisar onde o sol nasce e onde ele se põe para verificar onde o terreno receberá mais luz ou mais sombra. Neste ponto, é importante analisar as construções vizinha (se houver)para verificar o quanto de sombra será feita sobre sua futura casa.

 

5. Documentação

Para evitar futuras dores de cabeça, é necessário verificar junto ao Cartório de Registro de Imóveis no município do terreno se o imóvel está regularizado e com toda a documentação em dia.

 

Depois de avaliar essas dicas do Leandro é hora de pensar um pouco a respeito do seu sonho! Pense no tipo de casa você deseja ter, no quanto de espaço livre você imagina e quanto do terreno você imagina ocupar com a construção... E com todas essas informações você vai poder escolher o seu terreno de forma bem mais segura!

 

Veja também:

 

Por que contratar um arquiteto?

Como escolher o arquiteto ideal pro seu projeto

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Camila Nogueira Arquitetura e Design

Rua José de Moura Resende, 211 | Centro | Pompeia-SP

Tel  14 | 3535 0770

Cel 14 | 99605-1299

Acompanhe nas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

© 2016 by Camila Nogueira