COMO ESCOLHER O ARQUITETO IDEAL PRO SEU PROJETO

3 Apr 2017

  

 

 

Você está pensando em construir, ou reformar, e já tem em mente que precisa de um arquiteto. Ainda não? Então pare um pouquinho e veja o post anterior onde te ajudamos a entender por que contratar um arquiteto pode ser uma ótima ideia! Mas se você já tem em mente que precisa deste profissional a primeira pergunta que te vem na cabeça é: quem eu contrato?

Saber escolher um arquiteto e conhecer o seu trabalho tornam-se tarefas indispensáveis para quem está pensando em construir ou reformar. Para te ajudar a evitar transtornos acompanhe as dicas de como escolher o profissional correto para o seu projeto:

 

LISTA DE PROFISSIONAIS

O primeiro passo é levantar possíveis arquitetos que você goste ou queira conhecer. Para formar esta lista vale buscar indicação de amigos, procurar em sites e revistas...  

 

AFINIDADE COM O PORTFÓLIO

Já tendo em mão os nomes dos possíveis profissionais que você tenha interesse, é hora de começar a procurar o que ele já fez. O portfólio é o conjunto de projetos do arquiteto e com ele você vai conseguir sentir se tem afinidade com o tipo de projeto que ele desenvolve. Além disso, essa busca ajuda a treinar o seu olhar e criar repertório para ser mais claro sobre seus desejos quando for conversar com alguns profissionais.
 

AFINIDADE PESSOAL

Marque uma reunião com os profissionais cujos portfólios mais te agradaram para você sentir com qual deles a afinidade pessoal será maior. Quanto mais afinidade vocês tiverem melhor será para o desenvolvimento do projeto. Você precisa sentir segurança no que o arquiteto fala e propões, e se esse não for o caso, não contrate. Lembre-se que vocês passarão alguns meses se relacionando. Quanto mais segurança você sentir no arquiteto, mais fácil será chegar a um projeto ideal para você!

 

SUAS NECESSIDADES

Os arquitetos podem atuar em muitas etapas diferentes do desenvolvimento do projeto até a obra. Podem avaliar o terreno, desenvolver o projeto arquitetônico, projeto paisagístico, projeto luminotécnico, projeto de interiores, gerenciamento de obra, consultorias... É importante ter em mente o que precisa para deixar claro o que você espera do profissional. Caso suas necessidades ainda não estejam muito claras para você, numa reunião o arquiteto pode te ajudar a entendê-las e defini-las.

 

PROJETOS PRÉ DEFINIDOS

Desconfie de profissionais que na primeira reunião já te mostram pré-projetos para que você escolha entre eles. O trabalho do arquiteto é entender a relação entre o espaço e quem vai estar nele. Projetos pré-definidos indicam pouco interesse em entender o que você tem de particular, o que vai tornar a sua relação com o seu espaço única.

 

NÃO CONTRATE SEM PROPOSTA

Os serviços prestados por profissionais de arquitetura são muito variados, podendo ser desde uma consultoria até o acompanhamento e gerenciamento da obra. E dependendo do que cada profissional oferece o valor da proposta pode variar muito. Não contrate sem entender completamente o que está incluso no valor orçado pois muitas vezes algo mais barato também oferece menos serviços.

 

Tendo essas dicas em mãos vá a procura do seu arquiteto e faça uma escolha consciente! 

 

 

Veja também:

 

Por que contratar um arquiteto?

Arquiteto ou engenheiro? Quais as diferenças?

Como é a sua casa dos sonhos?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Camila Nogueira Arquitetura e Design

Rua José de Moura Resende, 211 | Centro | Pompeia-SP

Tel  14 | 3535 0770

Cel 14 | 99605-1299

Acompanhe nas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

© 2016 by Camila Nogueira